sexta-feira, 19 de julho de 2013

Economizando - Como se organizar...

Para a grande maioria das noivas o orçamento é a parte mais difícil e, como pra mim não é diferente, e eu permaneço desempregada - se Deus quiser isso muda logo - tenho que me organizar para ver onde posso economizar e pra saber exatamente como gastar. Não tem segredo, tem que anotar tudo que compra e quanto antes melhor! 
Quando comecei achei que era impossível e que ia sempre dar errada a conta mas, aos poucos, foi dando menos diferença e eu fui aprendendo a anotar tudo mesmo e técnicas para lembrar muito tempo depois. Minha primeira técnica foi, um caderninho para anotar tudo certinho e uma tabela no Excel (download aqui) ideias retiradas do Morando Sozinha. Ajudou muito e me fez enxergar a importância de anotar meus gastos e entender para onde estava indo o dinheiro, hoje consigo economizar muito mais. Além de ter mais consciência de quanto gastei no dia.

O Caderno

Quando resolvi adotar a ideia de um caderno para organizar minha vida e, principalmente, minhas finanças... pensei em fazer um como a Franciele e as leitoras dela fizeram. Mas, nas minhas andanças pelo centro da minha cidade natal (São Vicente/SP) achei esse que é pequenininho - ideal para colocar na bolsa - e já tem as divisórias de plástico e etc. Para facilitar minha vida, coloquei uma caneta daquelas que tem 4 cores em uma amarrada com um fio transparente desses de fazer biju que tem uma certa elasticidade. Assim eu não tinha desculpa para não anotar!


Eu colocava o nome do mês (cada um de uma das 3 outras cores disponíveis), o dia em que eu tinha gasto, o dinheiro e em que. Dá pra entender melhor na foto, né? Depois, no final do mês, passava para a planilha ai de cima que facilitava ainda mais a visualização dos gastos.
O que mudou:
  •  Percebi que gastava dinheiro demais (para a minha atual situação) comendo fora e resolvi me aprimorar em novas receitas para sair do todo dia a mesma coisa na cozinha - que faz qualquer um querer comer fora.
  • Nesse período também entrei na academia - que noiva não quer emagrecer? - e comecei a pensar melhor nas comidas que comprava no mercado: menos leite, pão, embutidos e chocolate e mais alimentos integrais, salada e frutas. Consegui emagrecer 4,5 kg, mas agora no inverno está meio difícil de ir na academia e me manter jantando salada, estou tentando pelo menos manter meu peso.
  • Passei a separar um dinheiro fixo para o casamento. Se eu não gasto comprando algo para os preparativos, coloco na poupança. E, se sobra alguma coisa no mês, vai pra poupança. Meu objetivo é tirar dinheiro só para pagar os contratos.
  • Percebi quanto dinheiro preciso para sobreviver e quanto gasto em coisas supérfluas. Como atualmente minha mãe e minha avó me ajudam a me manter aqui, sei quanto preciso ganhar de salário quando eu - finalmente - conseguir me empregar para me sustentar sozinha e para guardar uma graninha.
Um dos meus presentes de formatura foi um celular com Android, mas o que isso tem a ver? É que agora eu faço tudo isso através de um aplicativo para o celular. Chama-se Finanças. No início é meio complicado de entender como ele funciona, mas tem a facilidade de ele calcular seu saldo do mês sozinho e eu posso marcar direto no aplicativo assim que eu chego em casa todos os meus gastos. É tudo divido em categorias e você ainda pode criar suas próprias se preferir. Você pode ver gráficos e comparativos de gastos entre os outros meses. 
Esse foi o meu início de como poupar para o casamento, e vocês? Como fazem para poupar? Ou economizar?

terça-feira, 16 de julho de 2013

Planejando - Onde me inspiro!

Essa história de planejar casamento (nunca imaginei ser tão difícil), tem um lado bom também que é conhecer outras noivas que estão passando pelos mesmos problemas em busca de o casamento dos sonhos que não nos deixe esposas endividadas. Para ajudar nesta busca temos alguns recursos além do Pinterest, claro...
 BLOGS (esses são os que mais acompanho no bloglovin!)
 Casando Sem Grana

Vamos Casar

Noivando Casando Amando

Realizando um Sonho

Noivos em Apuros
GRUPOS NO FACE
Meu Casamento Curitiba

Noivas de Curitiba

Vou Casar

Noivas Evangélicas de Curitiba

APLICATIVOS NO CELULAR (ANDROID)
Our Wedding - sim, é em inglês, mas foi o que eu achei melhor para administrar os gastos, ele já tem tudo demarcadinho... você só precisa anotar os valores que ele já divide entre aqueles tópicos e você tem uma noção onde você vai economizar para gastar em outro lugar.

E vocês, se inspiram onde?

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Planejando - Meu fichário organizador!

Quando comecei a organizar as coisas do casamento, logo depois que terminei de escrever minha monografia, resolvi montar um fichário. Apesar de eu gostar de tecnologias e até usar o computador e celular para planejar vários aspectos do casamento, queria ter algo físico, não só pra escrever o que eu queria, mas para guardar folhetos e informativos sobre fornecedores.
Resolvi encapar um fichário daquele menores para poder levar facilmente para qualquer lugar. E lembrei desse tutorial no blog da Melina. Nem se quisesse explicaria melhor! Hahaha.

Comprei divisórias que eu já mudei uma vez, e ainda vou ter que mudar mais uma.. as prioridades mudam. As informações importantes também. Mas me ajuda a manter em ordem o que quero fazer e como. Desenhei (bem mal por sinal) mais ou menos o que eu queria para a decoração o que me facilitou na hora de conhecer decoradores, porque sabia o que eu queria de básico e o que aquele fornecedor me oferecia a mais. Mas depois eu conto certinho sobre a minha procura, que ainda não terminou, por decoradores.


O mais engraçado é que desde que eu fiz mudei a paleta de cores da  decoração 2 vezes e o fichário continua combinando com as minhas ideias! Hehe. E vocês, como organizam os preparativos?

terça-feira, 9 de julho de 2013

Vestido dos Sonhos

Semana passada fui, pela primeira vez, procurar vestidos para locação. Que situação difícil! Sei que está super cedo para resolver vestido (e ouvi isso muitas vezes durante a minha primeira procura) mas, estou pensando na possibilidade de comprar o vestido pela internet. E, para fazer isso, preciso experimentar alguns vestidos e ver o que fica bom no meu corpo.
Fui em uma rua aqui de Curitiba que tem vários locais de aluguel de roupa de festa e de noiva e fui entrando em todos (no final acabei deixando de entrar em alguns porque estava ligeiramente chateada). Bom, já digo que não me apaixonei por vestido nenhum! Sei que eu sou chatinha pra escolher, mas eu quero estar MUITO linda e o vestido é a maior parte do look da noiva. Vi muito vestidos iguais (ou extremamente parecidos), caros e com pequenos detalhes faltando, pedrinhas caindo.. uma tristeza. Resolvi entrar, então, em um local bem famoso aqui em Curitiba, que eu sabia estar fora do meu orçamento, mas eu queria saber se valeria a pena. 
Nunca fui tratada tão mal, e ainda mais por ser uma loja de vestidos de noiva, que custam uma fortuna! Um dos vestidos que experimentei custava R$ 8.500,00 A LOCAÇÃO. Piada! Bom, cheguei nesta loja 12:45, tudo bem que é horário de almoço e eu poderia ter ido mais tarde ou mais cedo (mas fico pensando nas noivas que, por exemplo, só tem esse horário para provar vestidos) e umas das primeiras coisas que a vendedora nos disse foi: "Tenho que bater o cartão daqui a 15 min". E assim foi, me atendeu em 15 min! Provei 3 vestidos, sendo que nenhum era do tamanho correto para mim e, cada um que eu tirava, ela dizia para a outra vendedora que estava ajudando: "Ok, este já foi, pode guardar". Sai de lá com a certeza que não voltarei, nem indicarei a ninguém!
Mas também sai com a impressão de que o vestido que eu quero não existe (tudo bem, foi drama). Resolvi fazer uma lista do que eu quero e do que não quero no meu vestido:
O que eu não quero do meu vestido de noiva:
  • Que me faça parecer um bolo.
  • Que seja muito sexy ou muito decotado.
  • Que pareça vestido de 15 anos.
  • Que eu precise usar salto (meu noivo é do meu tamanho).
  • Manga comprida.
  • Tomara-que-caia, daqueles que fica aparecendo demais.
  • Que fique desconfortável de qualquer forma (apertado, quente, pinicando, caindo, etc).
O que eu quero do meu vestido de noiva:
  •  Estar linda e me sentir assim.
  • Poder me movimentar tranquilamente.
  • Combinar com o espaço e o horário do casamento.
  • Se possível, que tenha manguinhas.
  • Que seja Off-white (não sei porque, não curto muito os vestidos brancos).
  • Que tenha renda.
  • Que seja a minha cara.
Voltei a minha pastinha de inspirações e separei alguns dos vestidos que eu mais gosto para vocês verem (imagens tiradas do google).





E aí, o que acharam? Algum dia faço um post com os vestidos da pó de arroz, que são lindos... mas com os quais eu só posso sonhar...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Coisas de Casa - Primeira compra!

Ontem fomos dar uma volta no centro, depois do meu primeiro passeio pelas lojas de aluguel de vestidos (gente que sufoco!). Entramos na Pernambucanas e vimos este jogo de facas e uma tesoura super útil e barato! Além de ser muito bonitinho tudo colorido.. acho lindo cozinha que os utensílios são todos coloridinhos.


Minha felicidade foi tão grande porque desde quando eu passei a morar sozinha aqui em Curitiba eu tenho uma faca faz tudo! Hahaha. Pelo menos posso ficar tranquila que quando casar não vou mais precisar usar aquela faca para tudo...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

D.I.Y. - Pregadores para varal de fotos

Este final de semana fizemos um buffet de sopas na igreja em que eu e meu noivo vamos para os nossos amigos. Eu ajudei a fazer as coisas da decoração e, uma das ideias, era ter um varal de fotos para podermos dar como lembrança deste dia para os nossos amigos. Nosso orçamento, como sempre, era mínimo. Não dava para comprar aqueles pregadores beem pequeninos e bonitinhos, resolvi transformar o bom e velho pregador de roupas em algo mais bonitinho.
Mas, antes de começar qualquer projeto de decoração é necessário definir uma paleta de cores, escolhemos azul, vermelho e amarelo por serem cores vibrantes e a alegres. Então, fui atrás de tag's nessas cores e encontrei neste site estas que usei nas fotos do final do post. O bom desse kit (que originalmente é de dia dos pais) é que tem diversas coisas que facilitam para improvisar quando uma parte da papelaria já está semi-pronta. Bom, vamos ao DIY!

Materiais:
- pregadores de madeira
- cola
- papéis que combinem com a sua decoração
- régua
- estilete

É muito fácil de fazer, vocês já devem imaginar. O que da mais trabalho é cortar o papel certinho do tamanho da "frente" do pregador. As medidas que eu tirei foram, 7,5 por 1 cm. Depois de cortar cada tirinha, coloquei cola no pregador e depois de colar o papel passei um pouco de cola diluída para fixar e dar acabamento.

foto: Hanna
Depois, é só montar o varal com alguma linha de sua preferência. Eu usei uma vermelha daquela enceradas (dá pra ver na primeira foto). E dispor como achar melhor na parede. Abaixo, algumas outras fotos de detalhes do varal e de outras partes da decoração que fizemos lá.

foto: Hanna
foto: Hanna
foto: Hanna
foto: Hanna
foto: Hanna